Tolumnia guttata

Tolumnia, o nome deste gênero, é uma homenagem a Tolumnius, personagem mencionado em Eneida, poema épico escrito por Virgílio no século I a.C.

Gênero composto por aproximadamente 30 espécies anteriormente subordinadas ao gênero Oncidium, e originárias do Caribe.

Estas plantas são amplamente conhecidas como Oncidium equitante.

Oncidium porque era a classificação anterior deste gênero, e equitante, palavra derivada do latim, e que significa “montado à cavalo”, porque as folhas destas plantas estão dispostas em pares sobrepondo uma sobre a outra.

A planta do dia é a Tolumnia guttata, conhecida popularmente como “Tolumnia pintada”. Inclusive, o nome desta espécie, guttata, deriva do latim e significa “pintada”.

Anteriormente esta orquídea foi classificada como Cymbidium guttatum; Cymbidium tetrapetalum; Epidendrum acinaciforme; Epidendrum guttatum; Epidendrum tetrapetalum; Oncidium apiculatum; Oncidium berenyce; Oncidium boydii; Oncidium cuneilabium; Oncidium luridum var. guttatum; Oncidium pauciflorum; Oncidium pulchellum f. apiculatum; Oncidium pulchellum f. berenyce; Oncidium pulchellum f. cuneilabium; Oncidium quadripetalum; Oncidium tenellum; Oncidium tetrapetalum; Oncidium tricolor; Tolumnia apiculata; Tolumnia berenyce; Tolumnia cuneilabia; Tolumnia tetrapétala e Xaritonia elegans.

Planta de crescimento simpodial e originária da Jamaica, habitando de forma epífita em planícies em elevações desde o nível do mar até 500 metros.

É uma planta de pequeno porte e de fácil adaptação nas diversas condições climáticas.

Seguem algumas dicas para cultivo:

  • A melhor forma de cultivar esta, e todas as plantas, é tentando imitar o seu habitat. Cultive a Tolumnia fixada em finos troncos ou galhos, com muitas raízes expostas.
  • Se sua opção for cultivar esta planta em vaso ou caixeta, então utilize um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e esfagno. É muito importante que não fique água acumulada no fundo. O substrato deve ser arejado e drenar a água imediatamente.
  • Esta planta gosta de bastante luminosidade. Sugiro cultivo com 40 a 50% de sombreamento.
  • Evite expor esta orquídea a temperaturas inferiores a 10 e superiores a 35 graus.
  • Não corte a haste ao término da floração. Assim como as plantas do gênero Phalaenopsis, é muito comum a Tolumnia guttata apresentar uma haste floral secundária.

Esta planta floresce no verão, e sua floração dura em média 30 dias. O tamanho das flores varia de 2 a 2,5cm de diâmetro, suportadas por hastes de até 40cm de comprimento.

Não é comum encontrar esta planta a venda em orquidários e floriculturas. Normalmente encontramos plantas com a etiqueta de Oncidium equitans, que nada dizem, ou então Tolumnias híbridas que, na maior parte das vezes, são simplesmente encantadoras.

Nas fotos ilustrativas abaixo, mostro alguns exemplos da Tolumnia guttata, e de plantas híbridas deste gênero: Tolumnia Pink Panther,  Tolumnia Jairak Firm, Tolumnia Genting Volcano, Tolumnia Golden Sunset e Tolumnia Red Barry.

 

tolumnia-guttata-1

tolumnia-guttata-2

tolumnia-guttata-3

tolumnia-guttata-4

tolumnia-guttata-5

Tolumnia guttata

 

tolumnia-genting-volcano-1

Tolumnia Genting Volcano

tolumnia-genting-volcano-2

Tolumnia Genting Volcano

tolumnia-golden-sunset-3

Tolumnia Golden Sunset

tolumnia-golden-sunset-2

Tolumnia Golden Sunset

tolumnia-jairak-firm-1

Tolumnia Jairak Firm

tolumnia-jairak-firm-2

Tolumnia Jairak Firm

tolumnia-pink-panther-1

Tolumnia Pink Panther

tolumnia-pink-panther-2

Tolumnia Pink Panther

tolumnia-red-barry-1

Tolumnia Red Barry

tolumnia-red-barry-2

Tolumnia Red Barry

 

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

10 pensamentos sobre “Tolumnia guttata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s