Promenaea xanthina

Promenaea é um gênero 100% brasileiro. O nome é uma referência à Promenea, uma das mais belas sacerdotisas gregas, que segundo o autor era tão linda quanto as flores das diversas espécies deste gênero.

Promenaea é composto de dezoito espécies, todas epífitas e de crescimento simpodial, naturais de locais úmidos e sombrios da matas da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira.

A planta do dia é a lindíssima Promenaea xanthina, conhecida popularmente como a “Promenaea amarela”. Aliás, este é o significado etimológico do nome desta espécie: xanthinus, palavra de origem latina e que significa “amarelo”.

Anteriormente esta planta já foi classificada como Eulophia crinita; Eulophia stenochila; Maxillaria citrina; Maxillaria guttata; Maxillaria lawrencei; Maxillaria xanthina; Promenaea citrina; Promenaea xanthina var. major; Zygopetalum citrinum e Zygopetalum xanthinum.

A Promenaea xanthina, é natural das matas úmidas e nubladas da Serra do Mar, nas regiões sul e sudeste do Brasil, e pode ser encontrada em altitudes que vão de 700 a 1600 metros, sempre fixada em galhos de árvores cobertos de musgo.

É uma orquídea que considero de fácil cultivo, sempre que atendidas as exigências básicas da planta. Seguem algumas recomendações:

  • Utilize vasos de plástico ou caixetas, e um substrato composto por partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal.
  • Procure manter uma boa umidade no cultivo, porem não tolera excessos nas raízes, que apodrecem se ficarem encharcadas.
  • Não gosta de muita luminosidade. Recomendo cultivo em lugares com 60 a 70% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.
  • Diminua as regas quando começarem a aparecer as hastes florais para evitar que os botões murchem.

Suas delicadas e perfumadas flores tem em média 3cm de diâmetro, são suportadas por hastes de 3 a 4cm e saem da base dos pseudobulbos. As pétalas e sépalas são de cor amarela, e o labelo, da mesma cor, mas pintalgado de vermelho.

Floresce no início do verão, e sua floração dura em torno de 15 dias.

Seguem algumas fotos:

 

promenaea-xanthina-1

promenaea-xanthina-2

promenaea-xanthina-3

promenaea-xanthina-4

promenaea-xanthina-5

promenaea-xanthina-6

promenaea-xanthina-7

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Promenaea xanthina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s