Lycaste skinneri

O nome deste gênero é uma homenagem a Lycaste, a bela irmã de Helena de Troia e filha de Príamo, conforme narrativa lendária, em referência à beleza das flores.

Este gênero é composto por aproximadamente 50 espécies, todas de crescimento simpodial e hábito epífita ou terrestre. São originárias da América Central, Antilhas e norte da América do Sul, em altitudes que variam desde 500 até 2800 metros. Três espécies nativas do Brasil, todas da Amazônia.

A orquídea do dia é a Lycaste skinneri, originária de florestas úmidas do México, Honduras, El Salvador e, principalmente, Guatemala, habitando de forma epífita e, eventualmente rupícola, em altitudes entre 1200 e 1800 metros.

O nome desta espécie,  skinneri, é uma homenagem ao renomado botânico inglês George Ure Skinner.

A variedade “alba” desta planta é considerada a flor nacional da Guatemala, onde é conhecida popularmente como “orquídea monja blanca”, cuja tradução é “orquídea freira-branca”. Nesse mesmo país, em 1962 e 1963, esta orquídea foi cunhada em moedas de 50 centavos de quetzal (ver foto ilustrativa abaixo).

Anteriormente esta planta foi classificada como Lycaste alba; Lycaste albida; Lycaste amabilis; Lycaste jamesiana; Lycaste schoenbrunnensis; Lycaste skinneri f. virginalis; Lycaste skinneri subvar. alba; Lycaste skinneri var. alba; Lycaste skinneri var. albaviridis; Lycaste skinneri var. armeniaca; Lycaste skinneri var. cobanensis; Lycaste skinneri var. gloriosa; Lycaste skinneri var. labelloalba; Lycaste skinneri var. labelloflava; Lycaste skinneri var. reginae; Lycaste skinneri var. superba; Lycaste skinneri var. virginalis; Lycaste virginalis; Maxillaria skinneri e Maxillaria virginalis.

Esta planta possui grossos pseudobulbos, suportando grandes folhas.

Hastes florais de até 35cm de comprimento crescem a partir da base dos pseudobulbos mais jovens, suportando grandes e cerosas flores em formato triangular característico do gênero, e com tamanho entre 10 e 15cm de diâmetro.

A cor das flores é bem variável. A flor de coloração “tipo” tem pétalas e sépalas de cor rosa claro, com labelo na mesma cor, mas em tonalidade mais forte. As diversas variações vão desde o branco (alba), até uma tonalidade de cor lavanda.

Floresce entre o fim do inverno e o início da primavera. As flores são muito perfumadas e duradouras. Esta planta pode chegar a ficar quase dois meses florida.

Dicas para cultivo:

  • Sugiro o uso de vaso plástico ou caixeta de madeira, com substrato composto por partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal, pedra brita e esfagno.
  • As plantas do gênero Lycaste são decíduas, ou seja, são plantas cujas folhas caem no período da seca (inverno em seu habitat). Por este fato, é indispensável cessar as regas nessa ápoca.
  • A Lycaste skinneri não gosta de muita luz. Recomendo cultivo com 60 a 70% de sombreamento.
  • Quanto a temperatura, apesar de se tratar de plantas originárias de países quentes, elas toleram bem a variações entre 10 e 35 graus.

Seguem algumas fotos:

 

lycaste-skinneri-moeda

Lycaste skinneri  (moeda)

 

lycaste-skinneri-1

lycaste-skinneri-2

lycaste-skinneri-3

lycaste-skinneri-4

lycaste-skinneri-5

lycaste-skinneri-6

Lycaste skinneri var. tipo

 

lycaste-skinneri-var-alba-1

lycaste-skinneri-var-alba-2

lycaste-skinneri-var-alba-3

lycaste-skinneri-var-alba-4

Lycaste skinneri var. alba

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

 

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Lycaste skinneri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s