Coilostylis parkinsoniana

Coilostylis é uma palavra composta originária do latim: coilo, que significa “curvo”, e stylis, que significa “coluna”, em referência à coluna destas plantas.

Trata-se de um gênero recente, de plantas epífitas e crescimento simpodial, que anteriormente estavam subordinadas ao gênero Epidendrum. São elas: Coilostylis ciliaris; Coilostylis clavatum; Coilostylis falcata; Coilostylis lacertina; Coilostylis oerstedii; Coilostylis pugioniformis; Coilostylis vivipara e Coilostylis parkinsoniana, que é a orquídea do dia.

Esta planta já foi anteriormente classificada como Brassavola pescatorii; Epidendrum aliofolium; Epidendrum falcatum var. zeledoniae e Epidendrum parkinsonianum.

Esta magnífica orquídea é natural da Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e, principalmente, região sul do México, onde podem ser encontradas em florestas quentes e com alto grau de nebulosidade, em altitudes entre 1300 e 2500 metros.

A Coilostylis parkinsoniana é uma planta de grande porte, que forma lindas touceiras. Seus pseudobulbos tem em média 10cm, suportando uma ou mais folhas pendentes e muito decorativas, que podem passar de meio metro de comprimento.

A floração é abundante e muito vistosa, em inflorescências que suportam entre 1 e 3 flores deliciosamente perfumadas e muito grandes, chegando a 15cm de diâmetro. As sépalas e pétalas são de cor verde claro, e o labelo é branco com mácula amarela na região da coluna. Cada haste floral pode chegar a ter 20cm de comprimento.

Esta planta floresce na primavera e sua floração dura em média 30 dias. Suporta temperaturas entre 5 e 35 graus e gosta de 50% de sombreamento.

Embora algumas pessoas cultivem esta planta em vasos de plástico, minha sugestão é a utilização de placas ou troncos de árvore, facilitando o crescimento da mesma de forma pendente, como ocorre na natureza.

Importante regar (borrifar) com frequência, visando reproduzir seu habitat natural, onde a neblina é constante e mantém a planta sempre úmida.

Seguem algumas fotos:

 

coilostylis-parkinsoniana-1

coilostylis-parkinsoniana-2

coilostylis-parkinsoniana-3

coilostylis-parkinsoniana-4

coilostylis-parkinsoniana-5

coilostylis-parkinsoniana-6

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Coilostylis parkinsoniana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s