Bulbophyllum saltatorium var. albociliatum

Mais uma planta maravilhosa, o Bulbophyllum saltatorium var. albociliatum. Nome grande para uma orquídea diminuta, linda e exótica, que é mais conhecida por Bulbophyllum miniatum, um nome que nunca foi formalmente descrito, e que portanto não deve ser utilizado.

Como já visto, o nome deste gênero procede da latinização das palavras gregas bolbos, que significa “bulbo”, “tubérculo”, e phyllon que significa “folha”, aludindo à forma bulbosa das folhas da primeira planta descrita, que tem folhas bastante espessas.

Bulbophyllum é o maior, e um dos mais complexos gêneros entre as orquídeas, com mais de duas mil espécies bastante diversas, distribuídas pelos trópicos de todos os continentes, com predominância nos sudestes da África e da Ásia. Somente na Nova Guiné ocorrem mais de 600 espécies.

A orquídea do dia é o Bulbophyllum saltatorium var. albociliatum, conhecida popularmente como “Bulbophyllum dançante”, porque ao toque da menor brisa o labelo balança como se estivesse dançando.

Aliás, antes que eu me esqueça, não posso deixar de registrar que o tema desta aula foi uma exigência de minha esposa, que é apaixonada por esta orquídea, a qual carinhosamente apelidou de “bruxinha” ou “orquídea bruxinha”.

Esta espécie já foi classificada como Bulbophyllum calamarium var. albociliatum; Bulbophyllum distans Lindley; Bulbophyllum finetii; Bulbophyllum flexiliscapum; Bulbophyllum graciliscapum; Bulbophyllum mildbraedii e Phyllorchis distans.

Como a maioria dos Bulbophyllum, esta também é uma espécie de hábito epífita e crescimento simpodial. É originária de altitudes entre o nível do mar e 900 metros, da parte central do continente africano principalmente na Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Camarões, Guiné, Gabão, Congo, Uganda, Quênia, e Angola. Habita em locais de clima parecido com o do bioma Mata Atlântica do Brasil, o que facilita o cultivo em nosso país.

É uma planta rasteira, com rizoma e pseudobulbos bem definidos, suportando apenas uma única folha grossa e lanceolada.

Suas longas hastes florais que podem passar de 30cm de comprimento, possuem várias flores que vão se abrindo em sucessão, e com duração média de 15 dias

Floresce no início da primavera e suas delicadas flores medem em torno de 1,3cm de diâmetro, fugindo por pouco da categoria de micro-orquídea.

Agora começa o meu drama… definir cores. Vamos lá… critiquem se não concordarem: as flores do Bulbophyllum saltatorium var. albociliatum possuem sépalas e pétalas de cor púrpura, e um lindo labelo da mesma cor com franjeado rosa e branco.

Para cultivo sugiro seguir as seguintes recomendações:

  • Eu prefiro o cultivo em cascas ou troncos de árvores. Porém, também podem ser cultivado em vaso de plástico ou caixeta, desde que de tamanho pequeno.
  • Neste caso, sugiro um substrato feito de partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal, pedrisco e esfagno.
  • Procure cultivar esta orquídea em local com boa ventilação e sombreamento entre 50 e 60%.
  • Cuidado com o frio. Esta espécie gosta de temperaturas entre 10 e 35 graus.

Nunca vi esta planta em orquidários de Curitiba, mas vi vários anúncios pela internet de estabelecimentos comerciais de outros estados. Não é uma planta cara. Vale a pena correr atrás.

Seguem algumas fotos:

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-1

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-2

©Judith E Higham

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-4

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-5

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-6

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-7

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-8

bulbophyllum-saltatorium-var-albociliatum-9

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Bulbophyllum saltatorium var. albociliatum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s