Trichoglottis atropurpurea

O nome deste gênero deriva do grego: tricho, que significa “cabelo”, e glotta, que significa “língua”, em referência ao labelo peludo de algumas espécies.

As 65 espécies deste gênero estão distribuídas pelo sul e sudeste asiático, norte da Austrália, e ilhas do Oceano Pacífico.

São todas plantas de crescimento monopodial e hábito epífita. Por se tratar de plantas trepadoras, é indispensável o uso de tutores em seu cultivo.

Uma das curiosidades das plantas deste gênero, é que as inflorescências surgem do caule, em geral em oposição à folha.

São plantas caras, pela dificuldade (tempo) de reprodução, beleza e duração de suas flores.

A orquídea do dia é a Trichoglottis atropurpurea, espetacular planta que está no rol das minhas preferidas. É natural das Filipinas, e pode ser encontrada em altitudes que variam desde o nível do mar até 300 metros.

Anteriormente esta planta já foi classificada como Stauropsis philippinensis var. brachiata; Trichoglottis bicruris; Trichoglottis brachiata e Trichoglottis philippinensis var. brachiata.

A Trichoglottis atropurpurea é uma planta de clima quente, não tolerando temperaturas abaixo de 15 graus. Gosta de 50% de sombreamento. Suas flores, de aproximadamente 5cm de diâmetro, são muito perfumadas e esbanjam uma beleza sem igual. Pétalas e sépalas cor vinho, e um labelo branco e rosa maculado de amarelo.

Eu cultivo esta orquídea fixada em longo de um perfil rústico de madeira (popularmente conhecido como cabo de vassoura), e sem nenhum substrato, como faço com a maioria das vandáceas. Normalmente outros orquidófilos cultivam esta planta em pequenos vasos ou caixetas, e de forma suspensa, com um pouco de substrato confeccionado à base de casca de pinus e esfagno.

Floresce normalmente em outubro, e suas flores duram entre 20 e 30 dias.

Seguem algumas fotos,

trichoglottis-atropurpurea-1

trichoglottis-atropurpurea-2

trichoglottis-atropurpurea-3

trichoglottis-atropurpurea-4

trichoglottis-atropurpurea-5

trichoglottis-atropurpurea-6

trichoglottis-atropurpurea-7

trichoglottis-atropurpurea-9

trichoglottis-atropurpurea-10

trichoglottis-atropurpurea-11

trichoglottis-atropurpurea-12

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

14 pensamentos sobre “Trichoglottis atropurpurea

  1. Acabei de ver q meu avatar no wordpress é de um blog antigo do meu pai kkkk. Meu nome é Rafael Potenza e não estou fazendo piada kkkkk. Realmente nao sei qual é a planta q achei hj na rua.

    Curtir

Deixe um comentário