Trichocentrum lanceanum

Hoje é um dia muito especial. Esta é a 50ª postagem que faço no blog. 50 dias, 50 orquídeas, 50 encantos da natureza. E, como existem mais de 30 mil espécies de orquídeas, sem falar dos híbridos, ainda tenho matéria para muito tempo.

Agradeço de coração aos amigos da ALEP, que me incentivaram nesta empreitada e que me acompanham no dia-a-dia, participando de reuniões, visitando o blog e comentando as postagens.

Pessoas especiais merecem carinho especial. Queria ser rico, para comprar as mais belas orquídeas do mundo e presentear esta turma. Queria ter todo o tempo do mundo, para me dedicar a estas plantas maravilhosas e a estas pessoas que tanto quero. Mas, tudo no seu devido tempo. Por enquanto me contento em poder passar um pouco de conhecimento para as pessoas com as quais compartilho do encanto e paixão pelas orquídeas.

Aos novos visitantes a certeza de poder conhecê-los em breve e poder aumentar o rol de amigos. São todos muito bem vindos!!!!!!!

Vamos lá… dia especial, planta especial. Uma paixão a primeira vista. Uma orquídea que até virou selo.

Trichocentrum (abreviatura: Trctm.) é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae, subtribo Oncidiinae, composto por aproximadamente 30 espécies originárias da extensa faixa que se estende desde o sul do México até o norte da Argentina, sendo o a região sul da América Central (Costa Rica e Panamá), e a região norte da América do Sul (Venezuela, Colômbia e Equador), os principais centros de dispersão.

Este maravilhoso gênero foi proposto em 1836 pelos botânicos Eduard Friedrich Poeppig (1798 – 1868) e Stephan Ladislaus Endlicher (1804 – 1849), quando descreveram a planta “tipo” do gênero, o Trichocentrum pulchrum.

Eduard Friedrich Poeppig foi um renomado zoólogo e naturalista alemão, que ficou conhecido por sua exploração científica à América do Sul (Brasil, Chile e Peru), onde descobriu animais até então desconhecidos, como o macaco-barrigudo (Lagothrix poeppigii). Durante sua brilhante carreira, Poeppig descreveu mais de 4 mil plantas. O gênero Poeppigia, pertencente à família Verbenaceae, foi nomeado em sua homenagem, assim como muitas espécies como  Psychotria poeppigiana, Zamia poeppigiana, Diospyros poeppigiana, Erythrina poeppigiana e Geonoma poeppigianae.

 

Stephan Ladislaus Endlicher foi um botânico, linguista e numismata austríaco, que se especializou no estudo da flora brasileira. Acompanhou Poeppig em várias expedições e descreveu inúmeras plantas. No seu retorno a Áustria, Endlicher foi diretor do Jardim Botânico de Viena.

O nome deste gênero deriva do grego: thrichos, que significa “pelos”, e kentron, que significa “espora”, em referência à aparência de seu esporão, ondulado como um fio de cabelo.

Trichocentrum já passou por muitas modificações, com quantidade de plantas subordinadas variando periodicamente. Chegou a ter mais de 60 variedades. As plantas deste gênero são parentes próximos de Oncidium, dos quais se distinguem pelo formato do labelo, que tem a base concrescida com a coluna, formando uma bolsa. Inclusive, anteriormente estas plantas eram subordinadas ao gênero Oncidium, muitas delas sendo reclassificadas posteriormente como Lophiaris, antes da transferência para Trichocentrum.

São todas plantas de pequeno porte, habito epífita e crescimento simpodial, com pequenos pseudobulbos monofoliados, e inflorescências magníficas com flores coloridas e charmosas.

 

A orquídea do dia é 0 magnífica Trichopcentrum lanceanum, planta de hábito epífita e crescimento simpodial, originária do Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, Suriname, Guianas e Amazônia Brasileira, em altitudes entre 200 e 700 metros.

O nome da espécie, lanceana, é uma homenagem a Sir Lance, renomado orquidófilo inglês do século XIX.

Anteriormente esta planta já foi classificada como Lophiaris fragrans; Oncidium lanceanum; Oncidium lanceanum f. aureum e Lophiaris lanceana.

Esta planta apresenta pseudobulbos estreitos e pequenos, com folhas grandes, largas e pintalgadas. Aliás, o nome popular desta planta, “orquídea orelha-de-burro”, é uma referência ao formato das folhas.

A inflorescência, que pode chegar a 40cm de comprimentos, parte da base das folhas e pode suportar até 15 flores delicadas e perfumadas, principalmente no período diurno.

As flores tem entre 5 e 7cm de diâmetro e um colorido espetacular. As sépalas e pétalas são amarelas e densamente pintalgadas de cor marrom avermelhado, e o labelo é tricolor: rosa, branco e púrpura.

Trata-se de uma planta que precisa de algumas dicas para o seu cultivo:

  • Como toda planta epífita pode ser cultivada em troncos ou cascas de árvores. Porém, normalmente são utilizados vasos plásticos com substrato composto de partes iguais de casca de pinus e carvão vegetal.
  • Deve ser regada regularmente evitando o acúmulo de águas nas folhas. Esta planta, assim como as Phalaenopsis, pode ser atacada por fungos e/ou bactérias.
  • Pelo mesmo fator acima descrito, é fundamental cultivar esta planta em local bem ventilado.
  • O Trichocentrum lanceanum precisa de temperaturas altas (15 a 40 graus), mas nada de sol direto. Deve ser cultivada com sombreamento de 50%.

Floresce no outono e sua floração dura perto de 30 dias.

Seguem algumas fotos ilustrativas:

lophiaris-lanceana-1

lophiaris-lanceana-2

lophiaris-lanceana-3

lophiaris-lanceana-5

lophiaris-lanceana-6

lophiaris-lanceana-7

lophiaris-lanceana-8

lophiaris-lanceana-9

lophiaris-lanceana-10

lophiaris-lanceana-12

lophiaris-lanceana-13

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Trichocentrum lanceanum

  1. Alegres e coloridas ,lembram a alegria do carnaval.Excelente escolha para comemorar esta data.Parabéns pelo lindo blog.Obrigada por dividir seu conhecimento e amor pelas orquídeas.Sinto-me presenteada diariamente,quando visito o blog.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fiquei muito emocionada e agradecida ao mesmo tempo! Imensa gratidão Pablo por ter me mostrado com tanto encantamento esse mundo das orquídeas! E que beleza essa de hoje…só não achei merecido o nome popular.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s