Phaius tankervilleae

Phaius é um gênero composto por cerca de 50 espécies, originárias de solos alagados e pantanosos de áreas tropicais da Austrália, Nova Guiné, Malásia, Sri Lanka, Indonésia, Índia, Japão, China, além de Madagascar e África oriental.

São todas plantas de grande porte e crescimento simpodial e, na maior parte dos casos, terrestres, com algumas adaptações para vida de forma epífita.

O nome deste gênero procede da latinização da palavra grega: phaiós, que significa “sombrio”, em referência à cor de suas flores.

A planta do dia é o Phaius tankervilleae que, pelo seu formato, é conhecida popularmente de diversas formas: “freirinha”; “orquídea-freira”; “orquídea capuz-de-freira”; “orquídea-do-pântano” e “lírio-do-pântano”.

Planta de hábito terrestre, nativa de depressões úmidas em montanhas localizadas acima de 1200 metros, em locais com solo rico em material em decomposição. Seus principais focos de dispersão são Índia, Sri Lanka e Malásia.

O nome da espécie é uma homenaghem a Lady Emma Tankerville, cultivadora britânica de plantas exóticas, e esposa de Charles Bennet, 4º Conde de Tankerville.

Anteriormente esta planta já foi classificadacomo Bletia incarvillei; Bletia tankervilleae; Calanthe bachmaensis; Calanthe speciosa; Dendrobium veratrifolium; Limodorum incarvillia; Limodorum incarvillei; Limodorum spectabile; Limodorum tancarvilleae; Pachyne spectabilis; Phaius bicolor; Phaius blumei; Phaius blumei var. assamicus; Phaius blumei var. pulcher; Phaius carroni; Phaius giganteus; Phaius grandifolius; Phaius grandifolius var. superbus; Phaius incarvillei; Phaius incarvillei var. speciosa; Phaius leucophaeus; Phaius mannii; Phaius oweniae; Phaius roeblingii; Phaius sinensis; Phaius tahitensis; Phaius tankervilleae f. alboflorens; Phaius tahitensis f. obtusa; Phaius tankervilleae f. veronicae; Phaius tankervilleae var. mariesii; Phaius tankervilleae var. pulchra; Phaius tankervilleae var. superbus; Phaius tenuis; Phaius veratrifolius e Tankervillia cantoniensis.

Trata-se de uma planta de grande porte, com pequenos pseudobulbos que suportam até 4 grandes folhas que podem chegar a medir perto de 1 metro de comprimento, e longas hastes florais que podem chegar a 2 metros de altura, portando de 5 a 10 lindas flores de até 12cm de diâmetro que abrem em sucessão.

As flores desta estupenda planta são muito perfumadas. Suas sépalas e pétalas são de cor marrom com o verso branco, e o labelo em formato cônico, com cor predominante rosa escuro. Existe também a variedade alba, com pétalas e sépalas verdes e labelo branco.

Recentemente li uma reportagem sobre o Phaius tankervilleae, informando que em Papua, na Oceania, as flores desta orquídea são defumadas e utilizadas como contraceptivo. Sugiro consultar um bom médico antes de testar esta teoria.

Esta planta é muito fácil de cultivar. Dicas básicas:

  • Sugiro o cultivo em vaso plástico, preferencialmente fundo (como os usados para o gênero Cymbidium). Aliás, esta dica vale para o cultivo de todas as orquídeas de hábito terrestre.
  • Raramente uso terra no cultivo de orquídeas terrestres. Normalmente utilizo um substrato composto de partes iguais de casca de pinus, pedra brita, areia grossa, turfa e carvão vegetal. Se tiver folhas no chão do jardim, também acrescento na “mistura”.
  • Por ser nativa de terrenos alagadiços, esta planta precisa de bastante umidade. Ou seja: regar com frequência mas sem esquecer da drenagem (pedras no fundo e vaso com furos).
  • O Phaius tankervilleae aprecia temperaturas entre 5 e 35 graus, e deve ser cultivado com sombreamento de 50 a 60%.

Floresce entre o final do inverno e o começo da primavera, e sua floração dura em torno de 20 dias.

Mais uma observação importante é que esta planta permite a reprodução por estaquia, da mesma forma como é feito com o Dendrobium nobile.

Seguem algumas fotos ilustrativas. As três últimas são da Phaius tankervilleae var. alba:

 

phaius-tankervilleae-1

phaius-tankervilleae-2

phaius-tankervilleae-3

phaius-tankervilleae-4

phaius-tankervilleae-6

phaius-tankervilleae-7

phaius-tankervilleae-var-alba-1

phaius-tankervilleae-var-alba-2

phaius-tankervilleae-var-alba-3

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Phaius tankervilleae

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s