Leptotes bicolor

Leptotes, o nome deste gênero, vem do grego leptós, que significa “delicado”, em referência ao formato das folhas.

As 9 espécies deste gênero são de crescimento simpodial, e de hábito predominantemente epífita, ocasionalmnete rupícola.

Podem ser encontradas na Argentina, Paraguai e, principalmente, no Brasil.

O nome deste gênero foi proposto por John Lindley, em 1833, quando descreveu sua espécie tipo, o Leptotes bicolor, que é a planta do dia, e que é popularmente conhecida como “orquídea rabo-de-rato”, pelo formato das folhas.

O nome desta espécie, bicolor, é uma referência óbvia a sua flor que possui duas cores. Pétalas e sépalas brancas, com labelo pintado de cor lilás, rosa, ou púrpura (reconheço que não sou bom na definição de algumas cores).

Habita em matas localizadas em altitudes entre 600 e 1100 metros, na Mata Atlântica das regiões Sudeste e Sul do Brasil, e norte da Argentina.

Esta planta já foi anteriormente classificada como Bletia bicolor; Leptotes bicolor var. glaucophylla; Leptotes glaucophylla; Leptotes serrulata; Tetramicra bicolor e Tetramicra serrulata.

Esta simpática planta de porte pequeno, mas que forma em pouco tempo grandes touceiras, é formada por um rizoma curto, com  pseudobulbos muito pequenos (inferiores a 1cm), prolongados por uma ou duas folha carnosas e de formato roliço e com sulco central. As inflorescências surgem da base da folha e portam de 1 a 5 flores.

Estas grandes flores são de tamanho desproporcional ao resto da planta. Podem chegar a ter 4cm de diâmetro, suportadas por hastes de 5cm de comprimento. São suavemente perfumadas, florescem no começo da primavera e a floração dura em média duas semanas.

O Leptotes bicolor, é uma orquídea que considero de fácil cultivo. Recomendo fixação em casca ou tronco de árvore. Se preferir utilize vasos de plástico ou caixetas, com substrato composto por partes iguais de casca de pinus e carvão vegetal.

Alguns orquidófilos utilizam rolhas para o cultivo desta planta, e com bons resultados. Segue a dica. Cada rolha de vinho pode ser transformada em uma simpática planta em forma de ouriço que, quando florida, esbanja uma beleza ímpar que encanta a todos.

Como sempre destaco o cuidado com a drenagem. Raízes encharcadas são fatais para esta planta.

Ainda, recomendo cultivo em lugares com 50% de sombreamento, e temperaturas entre 5 e 35 graus.

Seguem algumas fotos:

 

leptotes-bicolor-1

leptotes-bicolor-2

leptotes-bicolor-3

leptotes-bicolor-4

leptotes-bicolor-5

leptotes-bicolor-6

leptotes-bicolor-7

leptotes-bicolor-8

leptotes-bicolor-9

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Se você encontrar alguma foto de sua autoria neste blog, e desejar a remoção, por favor envie um e-mail para  que a mesma seja retirada imediatamente. Obrigado.

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Leptotes bicolor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s