Schomburgkia splendida

O nome deste gênero, Schomburgkia, é uma homenagem ao botânico alemão Richard St. Moritz Schomburgk.

Gênero composto por aproximadamente 15 espécies, distribuídas do sudeste do México ao sudeste brasileiro, mas são mais comuns na América Central e Caribe, em áreas quentes e ensolaradas, e matas abertas, mais ou menos secas.

São plantas de grande porte, crescimento simpodial e hábito epífita ou rupícola. Do ápice do pseudobulbo brota longa inflorescência racemosa, que pode chegar a dois metros de comprimento, ereta ou arqueada, comportando muitas flores de tamanho médio. Estas flores têm pétalas e sépalas de igual tamanho, levemente estreitas, e com margens encrespadas, que é o principal atrativo destas flores maravilhosas.

A orquídea do dia é a Schomburgkia splendida. Planta que impõe respeito pelo porte e pela indescritível beleza de suas flores.

Natural da Colômbia e do Equador, esta espécie habita de forma epífita e rupícola nas margens de rios em altitudes entre 600 e 1500 metros.

Esta  planta já foi classificada como Laelia splendida e, alguns taxonomistas não aceitam até hoje o gênero Schomburgkia, mantendo a subordinação ao gênero Laelia.

A haste floral, que pode passar de um metro de comprimento, comporta de 8 a 10 magníficas e grandes flores de aproximadamente 10cm de diâmetro. A cor das flores é uma combinação fantástica de vinho, presente nas onduladas sépalas e pétalas, com o labelo rosa.

Eu cultivo esta planta de forma epífita, fixada em um robusto pedaço de tronco. Mas, para quem prefere vasos ou caixetas, sugiro utilizar substrato composto de partes iguais de carvão vegetal, casca de pinus e pedra brita.

A Schomburgkia splendida precisa ser cultivada a pleno sol. Mesmo que as folhas fiquem amareladas, é a única forma de estimular suas lindas floradas.

Suporta temperaturas entre 10 e 40 graus, floresce entre os meses de setembro e dezembro, e sua floração dura em torno de 10 dias.

Seguem algumas fotos,

Schomburgkia splendida 1

Schomburgkia splendida 2

Schomburgkia splendida 3

Schomburgkia splendida 4

Schomburgkia splendida 5

Schomburgkia splendida 6

Schomburgkia splendida 7

Schomburgkia splendida 8

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Anúncios

6 pensamentos sobre “Schomburgkia splendida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s