Phymatidium delicatulum

Assim como ontem, hoje também vou falar de uma micro-orquídea. Não consigo esconder minha paixão por estas pequenas flores que me seduzem cada vez mais.

O gênero Phymatidium foi descrito em 1833, e é composto por dez espécies muito parecidas entre si. Plantas epífitas, de crescimento monopodial, sem a presença de pseudobulbos e de pequeno porte. Todas elas são naturais de florestas úmidas e sombrias do sudeste e sul brasileiros.

Phymatidium é uma palavra de origem grega, Phyma, que é o “diminutivo de crescimento”, em referência ao tamanho das espécies do gênero.

A planta do dia, o Phymatidium delicatulum é uma das plantas mais simpáticas e cativantes que conheço.

O nome desta espécie, delicatulum, deriva do latim, “delicatus”, pela delicadeza desta planta.

Esta linda orquídea, que já teve o nome associado ao estado do Paraná, pode ser encontrada em altitudes que variam de 200 a 1500 metros, sempre fixada em troncos e galhos forrados de musgo, em locais com elevada umidade e pouca luminosidade.

Dentro do Paraná está planta é muito comum na Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica), e na Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias), ambos ecossistemas com chuvas durante o ano todo.

Esta planta já foi classificada como Phymatidium myrtophilum; Phymatidium paranaense e Phymatidium delicatulum var. curvisepalum.

Trata-se de uma micro-orquídea com flores de menos de meio centímetro de diâmetro, suportadas por longas inflorescências de aproximadamente 10cm de comprimento, com até 12 flores distribuídas em zigue-zague. As flores, levemente perfumadas com um aroma que lembra mel, são de cor branca com mácula verde no labelo.

A planta forma lindas touceiras, que não costumam passar de 4cm de altura, facilmente reconhecíveis pelo formato acicular das folhas (em forma de agulha).

Suporta entre 5 e 35 graus, floresce na primavera e no outono, e a floração dura entre 15 e 20 dias.

É uma planta exigente e de difícil cultivo. Porém, trata-se de uma planta generosa que saberá retribuir com densas e fascinantes floradas se bem cuidada.

Para cultivo sugiro pequenos troncos, galhos ou cascas de árvore, acrescentando um pouco de esfagno na hora da fixação da planta, visando aumentar o tempo de retenção de umidade. Não esquecer que esta planta gosta de locais com luz difusa. Cultive em lugar com 70% de sombreamento e borrife água regularmente.

Repasso uma dica que ouvi de alguns orquidófilos, informando que esta planta se desenvolve muito bem se fixada em árvores cítricas.

Seguem algumas fotos,

Phymatidium delicatulum 1

Phymatidium delicatulum 2

Phymatidium delicatulum 3

Phymatidium delicatulum 4

Phymatidium delicatulum 5

Phymatidium delicatulum 6

Phymatidium delicatulum 7

Phymatidium delicatulum 8

Phymatidium delicatulum 9

Phymatidium delicatulum 10

IMAGENS: fonte pesquisa GOOGLE

Anúncios

7 pensamentos sobre “Phymatidium delicatulum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s