Ludisia discolor

Hoje vou falar de uma planta bem diferente dos padrões habituais. Uma orquídea sem pseudobulbos que parece tudo menos uma orquídea.

Uma planta bastante comum de ser vista em floriculturas, mas que poucos sabem tratar-se de uma orquídea. Aliás, sempre que vejo esta planta costumo perguntar o seu nome, e as respostas são as mais variadas possíveis. Já me falaram tratar-se de uma trepadeira, de uma folhagem bonitinha, de uma gramínea, e até uma variedade da planta conhecida como Jiboia.

Muito utilizada em paisagismo esta planta, por não suportar muita luminosidade, é amplamente utilizada para cultivo em apartamentos, ou em cantos escuros de jardins. Ideal para decoração de salas de estar, escritórios comerciais, recepções, shopping centers, etc.

A orquídea do dia é a Ludisia discolor, conhecida popularmente como “orquídea joia”. Esta planta é muito interessante, com lindas flores brancas e folhas brilhantes muito ornamentais, lindamente bronzeadas e com nervuras que variam de prateadas a acobreadas, dependendo da variedade.

Lembro que no ano passado um colega me encomendou um vaso com esta orquídea. Fui a uma renomada floricultura de Curitiba e perguntei se eles tinham a Ludisia discolor. A resposta foi imediata: “Não senhor, aqui só trabalhamos com plantas”.

Ludisia é um gênero que possui uma única planta. Em termos etimológicos, não se sabe a origem nem o significado de Ludisia. Já o nome da espécie, discolor, deriva do latim, e é uma referência as folhas desta planta que possuem cores diferentes em cada lado.

Trata-se de uma planta de hábito terrestre ou rupícola, crescimento simpodial, e natural do sudeste asiático (China, Myanamar, Laos, Tailândia, Cambodja, Vietnã, Malasia, Sumatra, Borneo e Filipinas).

É encontrada nas margens de rios, em terrenos rochosos de bosques e matas úmidas e sombrias, formando verdadeiros “tapetes” sobre o chão.

Esta planta já foi classificada anteriormente como Anoectochilus dawsonianus; Anoectochilus ordeanus; Anoectochilus ordianus; Gonogona discolor; Goodyera dawsoniana; Goodyera discolor; Goodyera ordeana; Goodyera ordiana; Goodyera rodigasciana; Goodyera rubrovenia; Haemaria dawsoniana; Haemaria discolor; Haemaria discolor var. concolor; Haemaria discolor var. condorensis; Haemaria discolor var. dawsoniana; Haemaria discolor var. denisoniana; Haemaria discolor var. grandis; Haemaria discolor var. ordeana; Haemaria discolor var. rhodoneura; Haemaria discolor var. trilineata; Haemaria otletae; Haemaria pauciflora; Haemaria rubrovenia; Kuhlhasseltia carrii; Ludisia dawsoniana; Ludisia discolor var. ordian; Ludisia furetii; Ludisia odorata; Ludisia otletae; Myoda rufescens; Neottia discolor e Orchiodes discolor. Caramba !!!

É uma planta fácil de cultivar desde que seguidas algumas regras:

  • O substrato que eu utilizo é composto de partes iguais de terra vegetal, carvão vegetal, turfa (pode ser substituído por casca de pinus) e pedra brita (pedaços pequenos).
  • Se plantada em jardim, cuidado com o solo. Esta planta não tolera solos argilosos ou encharcados, apodrecendo rapidamente. Faça um preparado como o substrato acima mencionado, acrescentando um pouco de areia grossa e muita pedra brita no fundo, visando facilitar a drenagem do excesso de água.
  • Escolha sempre lugares escuros. O ideal é cultivo entre 70 e 80% de sombreamento. Em ambientes internos procure colocar o vaso um pouco afastado das janelas, para que a mesma receba apenas um pouco de luminosidade.
  • Esta planta não gosta muito de ser dividida, apresentando rápidos sintomas de enfraquecimento. Porém se alguém quiser fazer mudas, a multiplicação desta planta é extremamente simples. Basta efetuar uma divisão das touceiras enraizadas.

As flores da Ludisia discolor são suportadas por hastes de até 20cm de comprimento. São carnosas e delicadas, medindo em torno de 1,5cm de diâmetro. São de cor branca e com labelo maculado de amarelo.

Suportam temperaturas entre 10 e 35 graus, florescem entre o final do inverno e o início da primavera e a floração dura em torno de 20 dias.

Seguem algumas fotos,

Ludisia discolor 1

Ludisia discolor 3

Ludisia discolor 4

Ludisia discolor

Ludisia discolor 6

Ludisia discolor 7Ludisia discolor 8

Ludisia discolor 10

Ludisia discolor 11

Ludisia discolor 12

Ludisia discolor 13

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

6 pensamentos sobre “Ludisia discolor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s