Odontoglossum gloriosum

O nome Odontoglossum deriva de duas palavras gregas: odon, que significa “dente”, e glossa, que significa “língua”, referindo-se aos dois calos sobre a base do labelo, típicos das plantas deste gênero.

São plantas de crescimento simpodial e hábito epífita, raramente adaptadas para vida terreste ou sobre rochas. Este gênero contém em torno de 100 espécies, originárias do norte da América do Sul (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), e algumas da América Central.

Habitam regiões montanhosas e frias da Cordilheira dos Andes, sempre em altitudes superiores a 1500 metros.

A orquídea do dia é o Odontoglossum gloriosum, descoberto em 1850 pelo estudioso belga Joseph Schilim, na Província de Santander, na Colômbia.

Esta maravilhosa espécie de Odontoglossum, é comum na Cordilheira Oriental da Colômbia, uma ramificação da Cordilheira dos Andes, em altitudes de 2 a 3 mil metros. Também pode ser encontrada nos bosques que rodeiam a cidade de Bogotá.

Anteriormente o Odontoglossum gloriosum foi classificado como Odontoglossum gloriosum var. flaviflorum e Oncidium gloriosum.

Trata-se de uma planta de porte médio, com muitas e lindas flores em hastes de até 40cm de comprimento. As flores tem em média 6 a 7cm de diâmetro, com cor predominante amarela ou branca, e máculas de cor marrom-avermelhado ou rosa.

Possuem um maravilhoso perfume que atrai muitos polinizadores, principalmente as abelhas que, embriagadas pela doce fragrância, ficam horas circulando entre as flores.

Floresce no verão, sua floração dura em torno de 25 dias gosta de 60% de sombreamento e temperaturas entre 0 e 27 graus.

Para esta planta sugiro cultivo em vaso de plástico, com substrato que retenha umidade, como uma mistura de casca de pinus, com carvão vegetal e esfagno.

Outra dica, em função de seu habitat natural, é protegê-la bem nos dias mais quentes.

Seguem algumas fotos,

Odontoglossum gloriosum 1

Odontoglossum gloriosum 2

Odontoglossum gloriosum 3

Odontoglossum gloriosum 4

Odontoglossum gloriosum 5

Odontoglossum gloriosum 6

Odontoglossum gloriosum 7

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

2 pensamentos sobre “Odontoglossum gloriosum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s