Phalaenopsis hieroglyphica

O nome deste gênero procede da latinização das palavras gregas phalaina, que significa “mariposa”, e opsis que significa “parecido”, aludindo à forma das flores que se assemelham a mariposas. Por isto, as plantas deste gênero recebem o nome popular de “Orquídea Borboleta” ou “Orquídea Mariposa”.

 As plantas deste gênero são naturais da área que se estende desde o sul da China até o Noroeste de Austrália.

Embora existam aproximadamente 50 espécies deste gênero, espécies puras são raras em coleções, sendo que a grande maioria são plantas híbridas produzidas em laboratório. Para tanto são feitos cruzamentos entre espécies com flores chamativas e longas hastes florais, visando facilitar a ornamentação da planta.

São todas plantas de crescimento monopodial, e quase que a totalidade de espécies deste gênero são epífitas, mas existem algumas de hábitos rupícolas.

Com certeza este é o gênero mais comercializado no mundo. E existem motivos para isto:

  • São muito fáceis de cultivar.
  • São plantas de médio porte, não ocupam muito espaço.
  • As flores são de encantadora beleza.
  • A planta pode florir até três vezes por ano.
  • Cada floração pode durar até 100 dias.

A orquídea do dia é o Phalaenopsis hieroglyphica, planta nativa das ilhas Polillo e Palawan, ambas nas Filipinas. Podem ser encontradas em bosques localizados em altitudes desde o nível do mar até 300 metros, sempre em árvores com muito musgo e bem protegidas do sol.

O nome da espécie deriva do grego, hieroglifo, e significa “escrita sagrada”, numa referência às máculas das flores que parecem ser um manuscrito.

Esta planta já foi anteriormente classificada como Polychilos hieroglyphica, Phalaenopsis lueddemanniana var. surigadensis; Phalaenopsis lueddemanniana var. palawensis; Phalaenopsis lueddemanniana var. heiroglyphica; Phalaenopsis lueddemanniana subvar. Hieroglyphica e Phalaenopsis hieroglyphica f. flava.

A Phalaenopsis hieroglyphica suporta temperaturas entre 10 e 35 graus. Porém, esta planta tem uma particularidade: para florescer ela precisa ser submetida a um período de pelo menos um mês, em ambiente onde a temperatura do dia e da noite tenha variação superior a 5 graus. Moleza para quase todo o território brasileiro.

As flores desta magnífica planta tem entre 5 e 8cm de diâmetro, são levemente perfumadas e as hastes florais medem até 25cm. Floresce no verão e a floração dura em torno de 30 dias.

A cor das flores varia desde o branco até o creme, amplamente pintalgadas de figuras em cor vermelho ou rosa.

São plantas fáceis de cultivar. Vão muito bem em cascas de árvores, ou então em vasos de plástico, com substrato feito com uma mistura de casca de pinus e carvão vegetal.

Outras dicas muito importantes:

  • Cuidado com o sol. Esta planta não tolera exposição em demasia aos raios solares. Cultive esta planta com 70 a 80% de sombreamento.
  • Tomar cuidado na hora de regar. Nunca deixe água acumulada no cálice (coroa) da planta, que é a cavidade formada na junção das folhas. Isto é um grande atrativo para o ataque de fungos e bactérias fatais para esta orquídea.
  • Como as vandáceas fazem muita fotossíntese pelas raízes, sugiro a utilização de vasos plásticos transparentes para o cultivo de todas as espécies de Phalaenopsis.

Seguem algumas fotos,

Phalaenopsis hieroglyphica 1

Phalaenopsis hieroglyphica 2

Phalaenopsis hieroglyphica 3

Phalaenopsis hieroglyphica

Phalaenopsis hieroglyphica 5

Phalaenopsis hieroglyphica 6

Phalaenopsis hieroglyphica 7

Phalaenopsis hieroglyphica 8

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

6 pensamentos sobre “Phalaenopsis hieroglyphica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s