Vanilla planifolia

Hoje vou falar da Vanilla, gênero sem grandes atrativos estéticos, e pouco cultivada por orquidófilos. E Isto é fácil de justificar. Esta planta de grande porte pode passar de 30 metros de comprimento, precisando de estruturas especiais para seu cultivo, e suas flores ficam abertas menos de 24 horas.

Porém, as orquídeas deste gênero tem alto valor comercial. De muitas espécies deste gênero é extraída a essência de baunilha. Os frutos mais utilizados são os da Vanilla planifolia e da Vanilla trigonocarpa.

O gênero Vanilla é composto por cerca de 110 espécies, distribuídos por todas as áreas tropicais do planeta.

O nome deste gênero procede da palavra espanhola vainilla, diminutivo de vaina, que significa  “bainha”, por semelhança entre o fruto das orquídeas deste gênero, com a bainha de uma espada.

As plantas deste gênero tem seu crescimento em forma de trepadeira.  Na natureza são encontradas “agarradas” em árvores. Na produção comercial são utilizadas estruturas parecidas com parreirais.

As flores são em regra vistosas, muito perfumadas, produzidas em sucessão, e em tons de verde claro com labelo de várias cores. O fruto tem formato de vagem, chegando a ter até 25cm de comprimento e 3cm de espessura.

Existem dois grandes grupos de espécies: um de caules espessos e folhas carnosas, que é bom produtor de baunilha, e outro de caule mais fino e folhas largas, que não produz favas tão úteis. Pela facilidade de cultivo, e pelo perfume, a orquídea do dia, a Vanilla planifolia é a mais utilizada comercialmente.

Acredita-se que os Astecas, no século XIV, foram pioneiros no consumo desta iguaria. Este antigo povo usava a baunilha para aromatizar uma bebida sagrada e amarga utilizada em rituais religiosos… o chocolate.

A ilha de Madagascar é o principal reduto da Vanilla planifolia. A ilha exporta em torno de 5 milhões de toneladas dessa essência por ano, sendo uma das principais atividades econômicas do país.

Floresce o ano todo. A inflorescência em forma de cacho brota a partir das axilas das folhas. As flores abrem em sucessão, ficam abertas menos de um dia, medem em torno de 7cm de diâmetro e são muito perfumadas.

Seguem algumas fotos,

Vanilla planifolia 1

 

Vanilla planifolia 2

 

Vanilla planifolia 3

 

Vanilla planifolia 4

 

Vanilla planifolia 5

 

Vanilla planifolia 6

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Vanilla planifolia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s