Hoffmannseggella cinnabarina

Hoje vou falar do gênero  Hoffmannseggella. Este gênero com aproximadamente 50 espécies, agrupa todas as ex-Laelias de hábito rupícola.

Todas as espécies deste gênero são brasileiras, principalmente de regiões rochosas e montanhosas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e sul da Bahia.

São plantas acostumadas a climas quentes durante o dia, com quedas bruscas de temperaturas durante o período da noite.

Novamente estou falando de um grupo de orquídeas 100% brasileiras, mas batizado por estrangeiros, e com nomes nada relacionados a nosso país. Este gênero é uma homenagem ao biólogo Johann Centurius von Hoffmannsegg (1766 / 1849), entomologista, botânico e ornitólogo alemão.

A planta do dia é a Hoffmannseggella cinnabarina. O nome da espécie deriva do grego: kinnabari, que latinizado seria cinnabare, e que em português se diz Cinábrio, que é o nome dado ao sulfeto de mercúrio, que é de cor vermelho e brilhante (provavelmente a cor da primeira flor encontrada).

Esta orquídea pode ser encontrada na Mata Atlântica e Cerrado, em terrenos rochosos localizados entre 800 e 1600 metros de altitude.

Antes de ser uma  Hoffmannseggella cinnabarina, esta espécie já foi classificada como Bletia cinnamomea; Laelia cinnamomea; Cattleya cinnabarina; Sophronitis cinnabarina; Bletia cinnabarina; Amalia cinnabarina e Laelia cinnabarina.

Floresce entre novembro e dezembro, sua flor tem em média 7cm de diâmetro, com hastes florais de aproximadamente 30cm. A floração dura em torno de 3 semanas.

Esta planta gosta de 20 a 30% de sombreamento, e suporta temperaturas entre 5 e 40 graus.

Para seu cultivo, e de todas as outras Hoffmannseggellas, utilizo vasos plásticos rasos, com muitos furos para uma rápida drenagem da água, e um substrato utilizando partes iguais de pedra brita, carvão vegetal e casca de pinus.

Seguem algumas fotos,

Hoffmannseggella cinnabarina 1

Hoffmannseggella cinnabarina 2

Hoffmannseggella cinnabarina 3

Hoffmannseggella cinnabarina 4

Hoffmannseggella cinnabarina 5

Hoffmannseggella cinnabarina 6

Hoffmannseggella cinnabarina 7

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Hoffmannseggella cinnabarina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s