Cyrtopodium virescens

O nome deste interessante gênero vem do grego kyrtos, que significa “inclinado”, e podium, que significa “pé”, provável referência à inclinação do pé da coluna de suas flores.

As 30 espécies deste gênero são naturais das Américas, na faixa que vai desde a Flórida (Everglades) até a Argentina. A grande maioria das espécies ocorre no Brasil, em praticamente todos os estados e em todos os biomas brasileiros, vegetando desde a região litorânea à floresta amazônica, em campos rupestres e grandes cadeias montanhosas, nas pradarias e campos gerais do sul do país.

O porte dos Cyrtopodium é muito variável, porém, na maioria das vezes são muito robustos. A inflorescência é sempre vigorosa e abundante, brota da base do pseudobulbo, podendo ter de alguns centímetros a mais de 1 m de altura.

A maioria dos Cyrtopodium apresenta uma baixa tolerância ao excesso de umidade, isso porque as espécies deste gênero passam por um período anual de estresse hídrico, ou seja, um período geralmente de 6 meses em média com pouca ou sem chuva.

Como outros gêneros já estudados, os Cyrtopodium possuem um período anual de dormência, no qual estão desprovidos de folhas.

A planta do dia é o Cyrtopodium virescens, muito comum na região do Cerrado brasileiro.

Esta espetacular planta é uma referência no estudo do processo evolutivo das orquídeas. Enquanto a maioria dos Cyrtopodium possuem pseudobulbos bem alongados, esta espécie possui pseudobulbos curtos e parcialmente enterrados, visando proteção da mesma contra as queimadas típicas da região. Estas queimadas são ocasionadas por descuidos dos homens, e por combustão gerada pela incidência de descargas atmosféricas na vegetação em períodos de secas. Após as queimadas, que consomem totalmente a parte aparente da planta, a parte enterrada sobrevive permitindo o rebrotamento da planta.

Anteriormente, o Cyrtopodium virescens foi classificado como Cyrtopodium buchtienii; Cyrtopodium orophilum e Cyrtopodium virens.

Planta epífita, , com hastes florais de aproximadamente 20cm, que no terço superior suportam entre 5 e 10 flores de aproximadamente 4cm de diâmetro.

Planta de hábito terrestre e crescimento simpodial, o Cyrtopodium virescens possui pseudobulbos cônicos com aproximadamente 15cm de comprimento.

Suas longas hastes florais, que podem passar de meio metro de comprimento, portam lindas flores de aproximadamente 3cm de diâmetro, de cor amarela densamente pintalgadas de marrom avermelhado.

Esta espécie gosta de muita luminosidade. O ideal para seu cultivo é um sombreamento em torno de 30 a 40%, e suporta temperaturas entre 10 e 35 graus.

Floresce na primavera, e a floração dura em média 20 dias.

Seguem fotos:

Cyrtopodium virescens 1

Cyrtopodium virescens 2

Cyrtopodium virescens 3

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cyrtopodium virescens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s