Sedirea japonica

O gênero Sedirea é composto por apenas uma planta, a Sedirea japonica, que é a orquídea do dia. Pequena mas lindíssima, esta é mais uma das minhas orquídeas preferidas.

Antes da atual nomenclatura, esta planta já foi classificada como Angraecum japonicum; Hygrochilus japônica; Phalaenopsis japonica e Aerides japônica.

Aliás, o nome Sedirea japonica, na minha opinião, é fruto de uma total falta de inspiração por parte do autor. Sedirea é o gênero anterior (Aerides), escrito de trás para frente, e japonica por ser uma planta originária do Japão. Com certeza uma flor tão linda como esta merecia um nome mais elaborado.

Trata-se de uma planta de hábito epífita e crescimento monopodial, natural de florestas úmidas e com alto grau de nebulosidade, sempre em baixas altitudes (0 a 500 metros).

A Sedirea japonica é uma planta de pequeno porte, com folhas medindo até 20cm de comprimento por 2cm de largura. Da axila destas folhas surgem hastes florais com aproximadamente 15cm de comprimento, portando de 5 a 10 flores de 3cm de diâmetro.

Suas charmosas flores são de cor branca ou amarelo esverdeado, com sépalas laterais rajadas em cor púrpura, e labelo branco densamente pintalgado de cor rosa.

Floresce no fim da primavera e sua florada dura em torno de 20 dias. Aprecia sombreamento de 50% e temperaturas entre 10 e 35 graus.

É uma planta fácil de cultivar, desde que atendidas algumas exigências típicas das vandaceas. Deve ser cultivada de forma suspensa, preferencialmente em uma caixeta pequena, visando permitir um grande volume de raízes expostas.

Por se tratar de uma planta natural de regiões nebulosas, e consequentemente muito úmidas, sugiro colocar um pouco de substrato na caixeta, formado pela mistura de partes iguais de carvão vegetal, casca de pinus e esfagno.

Seguem fotos:

Sedirea japonica 1

Sedirea japonica 3

Sedirea japonica 4

Sedirea japonica 5

Sedirea japonica 6

Sedirea japonica 7

Sedirea japonica 8

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

5 pensamentos sobre “Sedirea japonica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s