Stanhopea insignis

Hoje vou falar de um gênero muito interessante, que eu particularmente adoro, embora possua flores um tanto quanto “diferentes” e desengonçadas, mas muito perfumadas. São as Stanhopeas.

Stanhopea agrupa cerca de 50 espécies. Como regra geral, estas plantas são epífitas, raramente sendo encontradas sobre rochas, mas sempre com tendências humícolas. Isto porque elas crescem nas matas úmidas e escuras, ou sobre pedras abrigadas, onde existe muito depósito de detritos.

São conhecidas popularmente como “orquídea-cabeça-de-boi”. Não me perguntem por quê? Se existe alguma semelhança física, juro que ainda não encontrei.

As plantas deste gênero são robustas e, embora suas flores sejam exóticas e muito perfumadas, elas são pouco cultivadas porque sua floração dura poucos dias. Algumas espécies não passam de 3 dias floridas. Por isto, é difícil encontrar estas orquídeas em lojas do ramo.

Uma particularidade deste gênero, e que a inflorescência brota da base do pseudobulbo, e cresce para baixo. Por este motivo, é mandatório que o cultivo destas plantas seja feito de forma suspensa, em caixetas de madeira feitas com ripado bem afastado, ou em cachepós aramados. Se utilizarmos vasos com base fechada, ou com furos pequenos, a planta nunca florescerá.

Veja alguns exemplos:

Stanhopea graveolens

Stanhopea

Stanhopea insignis 8

Stanhopeas – cultivo         FOTOS: DIVULGAÇÃO

Embora a maioria das espécies deste gênero  esteja concentrada no México, América Central e Equador, existem mais ou menos oito espécies no Brasil, entre elas a Stanhopea insignis, que será estudada hoje.

A Stanhopea insignis é natural do sul e sudeste do Brasil (do RJ ao RS), em alturas que variam de 200 a 1000 metros. Originalmente era classificada como Ceratochilus insignis.

Por suas tendências humícolas,  sugiro um substrato a base de casca de pinus, pedra brita, esfagno e carvão, acrescendo um pouco de madeira podre e folhas.

Esta planta não tolera muita luz. O sugerido é um sombreamento de 70%. Gostam de temperaturas entre 5 e 35 graus.

Sua flor tem em média 11cm de diâmetro, com hastes de aproximadamente 15cm. Floresce no verão, e esta espécie é uma das Estanhopeas que fica mais tempo florida, algo em torno de 10 dias.

Seguem fotos.

Stanhopea insignis 1

Stanhopea insignis 2

Stanhopea insignis 3

Stanhopea insignis 6

Stanhopea insignis

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

3 pensamentos sobre “Stanhopea insignis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s