Brassavola perrinii

Este interessante gênero é composto de aproximadamente 20 espécies, ocorrendo da América Central e Caribe, ao sul do Brasil, que é o seu principal centro de distribuição.

O nome deste gênero é uma homenagem ao italiano Antonio Musa Brassavola, renomado médico e professor de medicina em Ferrara, responsável pela primeira traqueotomia bem sucedida. Falecido em 1555, ele também era apaixonado pela botânica.

As Brassavolas são muito utilizadas na geração de híbridos (as Blc por exemplo), por possuírem um labelo grande em relação às demais partes da flor, o que pode ser um atrativo a mais para a planta que será gerada.

A planta de hoje é a Brassavola perrinii, que já foi encontrada em seu habitat natural em alturas que vão desde o nível do mar até 2500 metros.

Esta espécie já foi classificada como Brassavola perrinii var. pluriflora.

É uma planta de crescimento simpodial e hábito epífita, de fácil cultivo, e que adora troncos, cascas ou galhos de árvores.

Sua flor mede entre 5 e 7cm de diâmetro e tem um formato de estrela, com pétalas e sépalas de cor verde claro e labelo branco. Tem um encantador perfume que lembra o cheiro de noz-moscada, e que se intensifica com a chegada da noite. Aliás, estas características são propícias para atrair polinizadores noturnos, como as mariposas.

Como a maioria das orquídeas, a Brassavola perrinii também precisa de bastante umidade, e com drenagem rápida.

Sua haste floral tem em média 10cm de comprimento, floresce entre a primavera e o verão e gosta de boa luminosidade. O ideal é algo em torno de 40 a 50% de sombreamento.

Suportam temperaturas entre 10 e 35 graus, e cada floração dura em torno de 20 dias.

Seguem algumas fotos,

Brassavola perrinii 5

Brassavola perrinii 2

Brassavola perrinii 1

Brassavola perrinii 4

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s