Trichocentrum pumilum

 

Trichocentrum (abreviatura: Trctm.) é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae, subtribo Oncidiinae, composto por aproximadamente 30 espécies originárias da extensa faixa que se estende desde o sul do México até o norte da Argentina, sendo o a região sul da América Central (Costa Rica e Panamá), e a região norte da América do Sul (Venezuela, Colômbia e Equador), os principais centros de dispersão.

Este maravilhoso gênero foi proposto em 1836 pelos botânicos Eduard Friedrich Poeppig (1798 – 1868) e Stephan Ladislaus Endlicher (1804 – 1849), quando descreveram a planta “tipo” do gênero, o Trichocentrum pulchrum.

Eduard Friedrich Poeppig foi um renomado zoólogo e naturalista alemão, que ficou conhecido por sua exploração científica à América do Sul (Brasil, Chile e Peru), onde descobriu animais até então desconhecidos, como o macaco-barrigudo (Lagothrix poeppigii). Durante sua brilhante carreira, Poeppig descreveu mais de 4 mil plantas. O gênero Poeppigia, pertencente à família Verbenaceae, foi nomeado em sua homenagem, assim como muitas espécies como  Psychotria poeppigiana, Zamia poeppigiana, Diospyros poeppigiana, Erythrina poeppigiana e Geonoma poeppigianae.

Stephan Ladislaus Endlicher foi um botânico, linguista e numismata austríaco, que se especializou no estudo da flora brasileira. Acompanhou Poeppig em várias expedições e descreveu inúmeras plantas. No seu retorno a Áustria, Endlicher foi diretor do Jardim Botânico de Viena.

O nome deste gênero deriva do grego: thrichos, que significa “pelos”, e kentron, que significa “espora”, em referência à aparência de seu esporão, ondulado como um fio de cabelo.

Trichocentrum já passou por muitas modificações, com quantidade de plantas subordinadas variando periodicamente. Chegou a ter mais de 60 variedades. As plantas deste gênero são parentes próximos de Oncidium, dos quais se distinguem pelo formato do labelo, que tem a base concrescida com a coluna, formando uma bolsa. Inclusive, anteriormente estas plantas eram subordinadas ao gênero Oncidium, muitas delas sendo reclassificadas posteriormente como Lophiaris, antes da transferência para Trichocentrum.

São todas plantas de pequeno porte, habito epífita e crescimento simpodial, com pequenos pseudobulbos monofoliados, e inflorescências magníficas com flores coloridas e charmosas.

A planta de hoje é o Trichocentrum pumilum. O nome desta espécie também deriva do latim: pumilum, que significa “pequeno, anão”, em referência ao tamanho diminuto de sua flor.

Com uma encantadora flor de apenas 5mm de diâmetro, entra na classificação de micro-orquídea.

Esta preciosidade da natureza, que exala um perfume intenso e com fragrância de mel, é natural das matas úmidas localizadas em altitudes entre 400 e 1200 metros. Ocorre em quase todos os estados de nosso país (principalmente regiões sul e sudeste), Paraguai e Argentina.

Antes de se tornar um Trichocentrum, esta planta já foi classificada como Epidendrum ligulatum; Oncidium minutiflorum; Oncidium pumilum e Lophiaris pumila.

É uma planta de crescimento simpodial e hábito epífita, que pode facilmente ser cultivada fixada em troncos, cascas ou galhos de árvores. Esta espécie precisa de bastante umidade, mas com drenagem rápida. Uma dica de cultivo é a fixação em galhos de árvore apoiados em caixetas de madeira, com a inclusão de alguns componentes adicionais como carvão, casca de pinus e esfagno. Desta forma já consegui obter lindas, abundantes e perfumadas floradas.

Sua haste floral tem em média 12cm de comprimento, floresce no verão e gosta de 50% de sombreamento.

Suportam temperaturas entre 0 e 35 graus, e cada floração dura em torno de um mês.

Seguem algumas fotos,

Lophiaris pumila 1Lophiaris pumila 2Lophiaris pumila 3Lophiaris pumila 4

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

4 pensamentos sobre “Trichocentrum pumilum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s