Brasilaelia tenebrosa

O nome deste gênero, Brasilaelia, é uma conquista para nosso país. Com uma das floras mais ricas do mundo, inclusive falando de orquídeas, é um verdadeiro “pecado” deixar que estrangeiros batizem nossas plantas. Parabéns aos responsáveis por estas mudanças. E que venham mais Brasilaelias, mais Brasiliorchis, e novos gêneros e espécies com nomes “Silva, Souza, Costa, Santos, etc”.

A etimologia da palavra Brasilaelia é muito óbvia para nós. Significa “Laelia do Brasil”. Assim como a tenebrosa, outras passaram para este gênero, como a Brasilaelia purpurata, Brasilaelia lobata, Brasilaelia crispa e Brasilaelia xanthina.

Antes do nome atual, esta orquídea já passou por várias classificações: Sophronitis tenebrosa; Laelia tenebrosa; Hadrolaelia tenebrosa; Chironiella tenebrosa e Cattleya tenebrosa.

 Mas por que uma orquídea tão imponente e linda como a Brasilaleia tenebrosa, tem um nome tão sombrio e macabro? O nome desta espécie deriva do latim, tenebris, que significa escuro, em uma referência ao labelo escuro em forma de corneta.

A Brasilaleia tenebrosa é natural de regiões montanhosas e úmidas, localizadas em altitudes superiores a 500 metros, na faixa desde o sul da Bahia até o Espírito Santo. Porém, achá-las hoje em dia não é tarefa fácil. Esta espécie infelizmente é uma das tantas que estão à beira da extinção.

Esta planta de hábito epífita e crescimento simpodial, é fácil de cultivar. Suporta temperaturas entre 10 e 35 graus, e está acostumada a dias quentes e frio no período da noite.

Sua linda e grande flor em cor de bronze chega a 16cm de diâmetro, com hastes de aproximadamente 10cm. Floresce no verão e gosta de 40 a 50% de sombreamento. A floração dura em torno de 10 dias.

Seguem algumas fotos (as últimas 3 são da variável aurea).,

Brasilaelia tenebrosa 4

Brasilaelia tenebrosa 3

Brasilaelia tenebrosa 2

Brasilaelia tenebrosa var aurea 3

Brasilaelia tenebrosa var aurea 2

Brasilaelia tenebrosa var aurea 1

FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Brasilaelia tenebrosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s