Bulbophyllum medusae

O nome deste gênero procede da latinização das palavras gregas bolbos, que significa “bulbo”, “tubérculo”, e phyllon que significa “folha”, aludindo à forma bulbosa das folhas da primeira planta descrita, que tem folhas bastante espessas.

Bulbophyllum é o maior e um dos mais complexos gêneros entre as orquídeas, com mais de duas mil espécies bastante diversas, distribuídas pelos trópicos de todos os continentes, com predominância no sudeste da África e da Ásia. Somente na Nova Guiné ocorrem mais de 600 espécies.

A orquídea de hoje, o Bulbophyllum medusae, é conhecida como “orquídea-medusa” pelo formato peculiar de suas flores, que lembra a cabeça da lendária Medusa, da mitologia grega. Por sua aparência exótica e encantadora, esta é sem dúvida alguma, uma das plantas mais cobiçadas pelos orquidófilos do mundo inteiro.

Esta espécie já foi classificada como Cirrhopetalum medusae e Phyllorchis medusae.

É uma espécie de hábito epífita e crescimento simpodial, originária das florestas próximas ao nível do mar, do sul asiático e ilhas da Oceania.

Cada inflorescência desta orquídea, suportada por hastes florais de aproximadamente 15cm, é formada por um cacho, com mais de 50 pequenas flores que medem até                   0,5 X 15,0cm, de cor creme, quase brancas, densamente unidas, cada uma com longas e filamentosas sépalas, que conferem o aspecto característico da espécie.

Como maioria das tantas espécies deste gênero, que normalmente são orquídeas rasteiras, o Bulbophyllum medusae deve ser cultivado em vaso raso, e preferencialmente de barro, para maior conservação de umidade.

Suporta temperaturas entre 10 e 35 graus, e gosta de 50% de sombreamento, sua flor dura em média 10 dias, e floresce no inverno, podendo apresentar mais de uma floração por ano.

Seguem algumas fotos,

Bulbophyllum medusae 6Bulbophyllum medusae 5Bulbophyllum medusae 4Bulbophyllum medusae 3Bulbophyllum medusae 2Bulbophyllum medusae 1

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Anúncios

4 pensamentos sobre “Bulbophyllum medusae

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s